segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um segundo...

Pois é,
Preciso relatar o domingo que mais balançou o meu coração brasiliense.... Cheio de altos e baixos, reflexões, sentimentos e muita, muita filosofia vã (ou não, vai saber!).

Na semana passada a Caixa Seguros lançou uma campanha que é de amolecer o coração de qualquer um que vive nessa cidade.  Quando eu vi, juro que me emocionei. Me emocionei porque pela primeira vez, parece que de fato, algumas pessoas tem sentido um verdadeiro amor por Brasília. Quem nasceu aqui já tem no mínimo 52 anos e se permaneceu é porque a cidade de fato agradou.

No domingo-22/05-, essa mesma Caixa Seguros, promoveu gratuitamente um show na Torre de TV ao som dos Paralamas do Sucesso. A abertura ficou por conta da banda Jambrozia, aqui da capital. Detalhes a quem interessa, o transito estava super tranqüilo e quem não conseguiu vaga na própria torre, pôde tranquilamente estacionar no setor hoteleiro sul e norte sem maiores problemas. Eu e meus amigos, Leo e Mário, saímos do Guará e fomos  para o local sem pressa, estacionamos  e em todos os momentos nos sentimos tranqüilos.

Me permitam apenas contar uma cena muito engraçada que presenciamos. Gente, tava muito frio. Mas sabe aquele vento gelado que parecia cortar a pele? Que o ossinho da mão dói e o joelho dá umas pontadas involuntárias??? Pois é!!! A noite tava assim. Ao chegar ao lado do Mac donalds do eixo monumental, descem duas meninas de um ônibus: Uma estava normal, calça, casaco, tenis... a outra???? Shortinho, tomara-que- caia e sandalinha rasteira!!! Uro que passariam despercebidas se.... não tivesse acontecido o seguinte diálogo:
- “Inhai amiga, ta frio né?”
A outra numa brutalidade “monstra” responde:
-“Tá vendo? Fica saindo de casa pelada!!!”
Será que eu ri????? Bobagem!!!! Leo e Mário!!!!há, esses daí é que riram mesmo!!! E o Mário nem quis ir lá aquecer a pobre menina! Ai ai Mário...

Mas continuando ao que de fato interessa  chegamos ao local, vimos seguranças espalhados por todo o evento, muito espaço pra ficar a vontade, a fonte imponente e com seu colorido funcionando de fato atrás do palco o que colaborou para o cenário ficar ainda mais bonito e o clima em paz...e  Paralamas é a banda da capital né? Vamos combinar!!!A média de idade do publico era a partir dos 28 anos.... Claro com algumas exceções, o Mário tem menos que 28 mas ele é uma vitrola musical, porém,  o publico que os Paralamas chamam é da minha faixa etária para cima. É uma galera que entende e consegue se lembrar das transformações que a nossa cidade viveu nesses últimos anos. Assim como as transformações ocorridas na banda.

Herbert Viana é um cara que merece meu domingo a noite. E não é qualquer um que merece isso não. Como que um cidadão sobrevive a um acidente, que além de vitimar sua esposa, lhe tira os movimentos das pernas, compromete sua fala e ele está lá, assim, tocando, cantando, se superando e da sua maneira, fazendo milhares e milhares de pessoas felizes por breves momentos durante uma única apresentação?

Tem musicas que nasceram para nos fazer refletir...”Cuide bem do seu amor” é uma delas. Naquele frio, e em meio a tantas pessoas, no momento que ele cantou essa musica, me apeguei ao trecho que diz: “Cuide tudo que for verdadeiro, Deixe tudo que não for passar. Palavras duras em voz de veludo e tudo muda, adeus velho mundo. Há um segundo tudo estava em paz . Cuide bem do seu amor, Seja quem for, Cuide bem do seu amor Seja quem for..." ...Cara!!! Imagina o que se passa no coração de um filho de Deus, na hora que ele consegue expressar sua dor em uma musica? Colocar isso no papel????  


Em um segundo, apenas um segundo, você tem e deixa de ter, você é amado e passa a ser desprezado, você é humilhado e dá a volta por cima! Em um segundo, tudo pode mudar! Em um segundo levam de você aquele ou aquela que você ama. Em um segundo a sua paz pode dar o ar da graça ou ir embora sem dizer se volta! Cuide, cuide muito bem do seu amor. Cuide muito bem daquilo que você diz amar, porque em um segundo tudo pode mudar.

No instante em que estávamos na Torre, por volta das 21h, no frio que já citei, acontecia um grave acidente no lago Paranoá. Um barco com capacidade para 92 pessoas, contando os tripulantes, vinha à pique com 104 a bordo. Em um segundo, para 8 pessoas, sendo duas crianças,  os sonhos terminavam.  Para as 96 pessoas resgatas, em um segundo, elas tiveram a oportunidade de repensar a vida e dar valor ao que de fato temos de valor: a própria vida. Em um segundo, as famílias dessas vitimas tiveram suas vidas marcadas para sempre.

Portanto, cuide bem do seu amor. Cuide bem da sua cidade e de quem mora nela. Cuide bem de quem você votou – desses cuide mesmo.  Com esse acidente, é até bom cuidar da Marinha e tentar saber o porque da  fiscalização em nosso lago ser tão ineficaz. Somos Brasilienses, somos Brasileiros... e se tivermos coragem, em um segundo mudamos nossas tragédias em superação. Valeu Herbert!!!Você é a cara de Brasília! =)
Cristina.


*******

Ps.: Talita, Niegge, Fred, Giggio... Prazer inenarrável estar com vocês.

3 comentários:

  1. Po, Cris, eu AMEI esse post, sério mesmo.
    Eu nem gosto de Paralamas, mas esse lance de tudo mudar em um segundo é assim, um fato mesmo.
    Você arrasando aí nas palavras e estruturando toda uma cadeia de ideias fabulosas.
    Já me tem como leitor assíduo.
    <3

    ResponderExcluir
  2. Bom, primeiro vou discordar dos 28 anos pra cima.. rs... sou mto fã do Paralamas e entendo as letras, mesmo indo morar em Brasilia só em 97 e ter nascido qse no final da década de 80.. hahaha

    agora, essa questão do segundo... pensei muito nisso esses dias. e é isso mesmo que vc disse e q o Herbert expressou de forma tão linda e simples na música. Não é preciso mto tempo pra mudar as coisas, um segundo pode ser decisivo... e carinho para com a pessoas q amamos é fundamental, a gnt nunca sabe o que está pra acontecer...

    enfim, no mais, amei o post e morri de "inveja" (aquela boa...) de não estar aí em Bsb. adoraria ter ido ao show com vcs... já fui em um dos Paralamas mesmo na torre e foi ótimo tb.

    ah, e vc nao disse qual foi a campanha da caixa seguros.. fiquei curiosa! rs

    beijossss

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Cris! Gosto muito do Paralamas e, curiosamente, esse trecho da música que você transcreveu sempre mexeu muito comigo. Sempre que escuto essa música eu fico refletindo, sobre o assunto, em como, de fato, "cuidar" daqueles ou daquilo que amamos. Penso também nas palavras duras que às vezes falamos sem pensar e que acabam magoando os outros.
    Enfim, são muitas reflexões!! hehe
    beijos!

    ResponderExcluir