sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ser quem você é.

Bom dia gente,

São exatamente 03:15 da manhã e estou sem o menor sono. Na realidade, estou mergulhada em uma nostalgia tão acolhedora, que me recuso a sair dela nesse momento. Não sei se você sabe, mas nasci na cidade maravilhosa, o Rio de janeiro. Aos dois meses, meu pai teve que vir para Brasília transferido pela Marinha e aqui ficamos até a data de hoje.
Graças aos problemas que enfrento na minha vida, criei um mecanismo de fuga para as lembranças da minha infância, onde descanso na saudade de uma época que nunca mais voltará. Uma época em que o meu maior terror eram os bate-bolas no carnaval e minha preocupação era passar de ano na escola.
Sou a filha mais nova das três crias aqui de casa. E a diferença de idade é expressiva. Entre eu e Mônica, são 13 anos e entre eu e Simone...11 anos. Filha de pais nordestinos...
Enquanto queria curtir feliz e tranquila a minha querida Xuxa e Mara Maravilha, eu era diretamente influenciada a ouvir com minhas irmãs Paralamas do Sucesso, Pet Shop Boys, Madona, Cindy Lauper, RPM entre outros. Meus pais ouviam Luiz Gonzaga. Antes da separação dos meus pais, existiam coleções inteiras de discos de vinil desse artista que se tornou membro da minha vida sem nem ao menos pedir licença.
O engraçado é que não decidi escrever esse post por nenhum deles. Resolvi escrever  por causa do Oswaldo Montenegro. Sim, ele mesmo. Considerado um chato por muitos, louco por outros mas que por mim, é considerado nada mais, nada menos, que meu melhor amigo.
Sempre tem uma musica ou um poema que reflete o meu momento e que acaricia o meu coração. Fecho os olhos e consigo me ver ainda criança, ouvindo Léo e Bia enquanto brincava de boneca... ou fingia ser bailarina ao som de Bandolins escondida no meu quarto. A culpa por eu ser apaixonada pelo Teatro é dele e ter essa idéia de que posso escrever minhas loucuras sem me importar em ser compreendida pelos demais.
As musicas do Oswaldo, pra mim, tem até cheiro. Um aroma de inocência de uma época que valorizo como um tesouro. Volto aos anos 80, onde Brasília não era nada disso do que é hoje. Onde brincávamos de elástico embaixo dos prédios, pique bandeirinha, polícia e ladrão. Meu pai me levava para o laguinho atrás do Congresso Nacional para ver os patinhos, que depois do governo Collor, morreram de fome coitados! Era bom ver o por do sol nessa cidade. Não que o por do sol deixou de ser lindo, mas os olhos de quem vê se tornaram um pouco desatentos aos detalhes simples da vida. "E que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que não saiba. E que ninguém a tente complicar, porque é necessário simplicidade para faze-la florescer...".
Até hoje tentei viver nessa simplicidade. Confesso que morar em Brasília nos dias atuais, implica em grande dificuldade de se estabelecer na vida e que os sonhos de infância por muitas vezes ficam empoeirados quando não temos  a decência de vivermos de acordo com o que de fato acreditamos e amamos. Somos empurrados diariamente para fora de nossas camas já com a condenação estampada em nossas testas: NAO IMPORTA O SEU SONHO. O QUE VALE É SOBREVIVER.
E assim vamos nos tornando pessoas comuns, imparciais, desumanas, insensíveis e egoístas. Não olhamos para o outro, porque o outro, simplesmente ignora a nossa presença como ser humano. E damos o troco o troco muito bem.  Não é a toa que somos conhecidos nacionalmente pela nossa "frieza" e arrogância - ficando atrás somente dos paulistas no quesito arrogância. Já morei no nordeste, sei do que falo.
É fácil esquecer das canções, do cheiro, das pequenas orações diárias aprendidas na infância, dos amigos, das confidências e principalmente... do amor gratuito. Em Brasília, onde vivemos meus caros, tudo isso foi substituído pelo poder, dinheiro, fama e sexo fácil. Mas pense... o que de fato, uma pessoa com uma boa infância, quer para ser feliz? E esses pequenos brasilienses que chegam ao mundo agora...o que levarão para suas vidas adultas?
É por isso que o medo bate quando me pergunto: Onde essa cidade vai parar?
Há! Segundo informações televisivas(sem pesquisas profundas)... o DF é o lugar no Brasil, onde há mais denuncia de exploração sexual infanto-juvenil no disque 100. A violência entre jovens cresce assustadoramente. Brasília é a capital onde tem a maior quantidade de mulheres infiéis e sendo que a sede do governo- leia-se governo no sentido de direcionar e manter a ordem- do Brasil está a poucos quilômetros de nossas casas.
*
Não mude. Basta lembrar quem de fato você é. Deus não fez ninguém mal. Somos sua imagem e semelhança.
Se encontre no melhor que você tem dentro de si. Isso é necessário para mudar nossa cidade. Isso é necessário para salvar o planeta.

Há! Oswaldo... sei que não vai ler nunca isso daqui, mas, muito obrigada. Ao ouvir suas musicas, lembro que tenho sonhos. Os mais doces e humanos possíveis.

Atenciosamente,

Cristina - indignada com o presente e o futuro dessas crianças.

obs.: ATT João Gabriel: Você me tirou grandão hein!!!!Mas a magoazinha já passou!!!só porque a Anne disse que vc gosta um pouquinho de mim!E nunca me diga que vai dormir quando eu te chamar pra conversar! Tenho dito =P Amo vocês!

2 comentários:

  1. realmente cris...é impresionante e a o mesmo tempo chocante ve como os tempos mudaram e ver que na nossa "infancia" alem de existir mais verde, tinhamos mais liberdade de ir e vir...e hoje nao podemos ir "ali" sem ao menos nos preoucupar se vamos ser assaltadas..tb era apaixonad apor xuxa, mara maravilha, sergio malandroo...momentos inesqueciveis...

    ResponderExcluir
  2. Não posso falar muito da cidade, mas acho que isso ta rolando em todo lugar mesmo. Eu que sou de outra geração já me assusto com a geração que ta vindo agora, imagina.
    Muito bom seu blog, Cris. Vou te seguir aqui! :D
    Depois da uma passadinha lá no meu (tenta não se assustar) e se puder me segue também! :D

    Beeeijo! <3

    ResponderExcluir